Como escolher o alojamento e o domínio para um website

É possível construíres um website do zero, sozinho. Mas quando se tem pouca ou nenhuma experiência, o mais difícil torna-se saber por onde começar. O primeiro passo para a construção de um website é a compra de um domínio e de um alojamento. Mas como escolher um alojamento entre as diversas opções e planos disponíveis no mercado? Fica a ler que eu explico.

1. O que é e como escolher um alojamento web?

O alojamento diz respeito ao local – ao servidor – onde o teu website vai ficar a morar. Podes mesmo entendê-lo como a casa do teu website e, tal como as casas têm diversas características, os planos de alojamento para websites também têm características distintas que devem influenciar na altura da compra.

Quando vamos comprar uma casa, consideramos várias necessidades, como espaço e localização. No que toca às características de um plano de alojamento, os principais pontos a considerar antes de efetuar a compra, são:

  • Espaço em disco
  • Domínios permitidos
  • Contas de e-mail
  • Base de dados
  • Segurança e SSL
  • Memória RAM
  • Backups
  • Painel de Gestão

Vamos analisar cada uma delas, de forma simples e rápida, para te dar toda a informação que precisas.

Espaço em disco

 O espaço em disco diz respeito ao espaço que terás disponível para armazenar todos os ficheiros necessários à construção do teu website. Geralmente, 40MB é o espaço suficiente para começar. Caso precises de mais espaço no futuro, haverá a possibilidade de fazeres upgrade do espaço: esta possibilidade também é algo que deves investigar se o teu fornecedor de alojamento oferece e com que custos.

Domínios permitidos

 A quantidade de domínios permitidos pode ser algo importante a considerar se tiveres mais do que um projeto/marca/empresa ou se pretenderes dividir o custo de alojamento com alguém. Caso apenas pretendas associar um domínio, compensa-te um plano que apenas permita um, já que os planos multi domínio tendem a ser mais caros.

Contas de e-mail

 A quantidade de contas de e-mail disponíveis também é algo importante a considerar na compra do plano de alojamento. Muitos planos oferecem contas de e-mail ilimitadas, o que pode ser útil se pretenderes ter um e-mail para encomendas, outro e-mail para reclamações, ou um e-mail para cada departamento da empresa, por exemplo. 

Segurança e SSL

A segurança do alojamento é algo muito importante a considerar a par com a segurança do teu próprio website. Deves procurar um plano que inclua um certificado de segurança SSL e, dentro dos certificados SSL, deves saber que existem três níveis de proteção a considerar:

1 – Validação do domínio: corresponde a uma segurança básica

2 – Validação da organização: corresponde a uma segurança intermédia

3 – Validação estendida: corresponde a uma segurança avançada

O tipo de certificado SSL a escolher deverá balançar a proteção que pretendes e o orçamento que estás disposto a investir. É sempre possível adquirir um certificado SSL posteriormente e fazer o upgrade em qualquer altura, mas a existência de um certificado SSL base que valida o domínio é absolutamente essencial. Além das questões de proteção, um domínio com certificado SSL é muito melhor posicionado nos motores de busca e detém outra autoridade.

Memória RAM

A memória RAM não é a responsável pela armazenagem dos ficheiros em si (para isso tens o espaço em disco), mas sim pela velocidade de entrega dos conteúdos quando requeridos. A memória RAM é importante para que o website carregue rápido, mesmo quando existir tráfego elevado, com muitas pessoas a solicitar a entrega de conteúdos em simultâneo. 

Backups

A maioria dos planos de alojamento oferece algum tipo de backup. É útil perceber se estes backups são automáticos e com que periodicidade são feitos. Além da existência dos backups, importa perceber se a recuperação é fácil e sem custos adicionais. Os backups são importantes por razões óbvias: garantem, em condições ótimas, que o website nunca será perdido por completo e que será possível recuperar conteúdo ou reverter alguma alteração.

Painel de Gestão

O painel de gestão do alojamento é importante por questões da tua autonomia em utilizar o mesmo. Verifica que opções de painel de gestão é que o teu plano de alojamento oferece e pesquisa quanto à interface dos mesmos. O cPanel e o Plesk são dois dos painéis de gestão mais comuns e têm um design bastante intuitivo. 

 
2. Escolher um domínio
 
 A escolha de um nome para o domínio deve: 
a) respeitar o nome do negócio/marca/projeto, se ele já existir
b) se não existir qualquer identidade, alguns critérios a considerar na escolha de um nome para o domínio são que o mesmo seja curto, direto e memorizável 
 
Se estiveres a partir do 0 para a escolha de um nome, algumas coisas que podem ajudar na geração de ideias são brainstorms, individuais e em grupo, e análise de tendências, por exemplo, no Google Trends ou no Ubersuggest. Após a escolha, o passo seguinte é a avaliação da disponibilidade.
 
Para verificares a disponibilidade de um domínio utiliza www.namechk.com. Aconselho que verifiques a disponibilidade do domínio em várias terminações: .com, .pt, .net, .eu ou .org, são algumas das mais comuns. Também na escolha da terminação, deves adotar pela (ou pelas) que fazem sentido para o tipo de website em questão. 
 
Existem várias empresas que te permitem registar o domínio ao mesmo tempo que adquires o plano de alojamento. Isto pode ser uma vantagem, já que o domínio fica logo associado ao alojamento em questão e não tens de fazer a transferência de domínio (que, por norma, envolve custos, embora simbólicos). 
 
3. Onde comprar?
 
Com uma pesquisa rápida no Google, facilmente percebes que existem várias empresas a oferecer serviços de domínio e alojamento. Para te facilitar o processo de escolha, vou recomendar algumas das empresas com as quais já trabalhei e já adquiri planos de alojamento e efetuei registo de domínio. Aqui vão, por nenhuma ordem de preferência em particular:
 
 
Antes de comprar, é boa ideia comparares a oferta das várias empresas para as características que procuras adquirir no plano de alojamento. No que toca ao registo de domínio, frequentemente existem descontos para determinadas terminologias. 
 
Aprendeste alguma coisa com este artigo? Se sim, considera partilhar com alguém que precisa desta informação.

Partilha este artigo:

© COPYRIGHT 2020. ELIANA OLIVEIRA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.